Bem-estar/ Lifestyle

UMA ALIMENTAÇÃO PODEROSA PARA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

por

Dentro de um lifestyle com propósito cabe atenção com tudo o que consumimos e como nos alimentamos. Nesses tempos em que a saúde anda mais em risco, é preciso redobrar o olhar para o prato, para que ele seja, acima de tudo, fonte de proteção e força.

Faz bem para todxs e as dicas são da nutricionista Dr. Marcela Guimarães*, minha irmã querida e colaboradora do CENA CRUA sempre que a pauta é alimentação. 

alimentacao sistema imunologico
Foto: Element5 Digital no Unsplash

Nutrição e Sistema Imunológico – por Dr. Marcela Guimarães

Nosso sistema imunológico nos protege contra as bactérias, vírus e outros organismos patogênicos. Trata-se de um sistema de defesa complexo e eficaz.

Os resultados de diversas pesquisas científicas permitem identificar alguns fatores dietéticos que afetam a resposta imunológica do nosso organismo.

Uma alimentação mal equilibrada tem uma influência negativa na atividade imunológica. As pessoas mal alimentadas apresentam um risco maior de contrair infecções.

O aporte de energia deve ser correto: nem acima e nem abaixo das recomendações. O aporte excessivo de energia afeta a capacidade do sistema imunológico de combater infecções, visto que a obesidade está relacionada com uma maior incidência desse tipo de doença.

A função imune também é afetada em pessoas que consomem dietas pobres em calorias ou dietas mais energéticas, porém desequilibradas.

Em relação ao consumo de gorduras, uma dieta com pouca quantidade desse nutriente também favorece a função do sistema imunológico. Porém, não só a quantidade de gordura que importa e sim a qualidade. Devemos incluir gorduras boas na nossa alimentação como as provenientes dos peixes, frutos secos, azeite de oliva, abacate, chia, linhaça.

Um consumo regular de laticínios fermentados como iogurte natural e kefir contribui também para aumentar as defesas imunológicas. Existem estudos que demonstram que as pessoas que consomem de forma regular esses alimentos apresentam um melhor estado do sistema imunológico.

A dieta do Mediterrâneo é uma excelente estratégia para manter hábitos saudáveis adequados e como consequência melhorar o sistema imunológico. Essa dieta é baseada em alimentos como azeite de oliva, peixes, frutas, verduras, legumes, frutas secas, cereais integrais, ovos, laticínios, leguminosas.

Agora, vejam alguns exemplos de alimentos para melhorar o sistema imunológico e alimente-se bem, hoje e sempre!

Alimentos ricos em vitamina C: frutas cítricas, goiaba, vegetais verdes escuros, tomates, pimentão, morango, manga, mamão, etc…

Alimentos ricos em zinco: cereais integrais, sementes, leguminosas, frutos secos, etc…

Alimentos ricos em ômega 3: peixes (salmão, sardinha, atum, cavala, cavalinha, etc…), frutas secas, linhaça, chia, etc…

Alimentos ricos em selênio: castanha do Pará, cereais integrais, semente de girassol, etc…

Outros alimentos importantes para a imunidade: gengibre, frutas vermelhas, pimenta, alho, cebola, própolis…

Além da boa alimentação, que deve ser recorrente, outras recomendações também são importantes para manter o sistema imunológico fortalecido como: fazer atividade física, ter uma boa hidratação, manter um estilo de vida saudável, evitando o excesso de bebida alcoólica, e não fumar.

Importante: nenhuma dessas recomendações impede infecções e tampouco a cura de qualquer doença.

*Dra. Marcela Guimarães é graduada em Nutrição pela UNIRIO, especialista em Nutrição Esportiva pela UFRJ, Mestre e Doutora em Neurociências pela UNIRIO e Pós-doutora pela Universidade de Oviedo, na Espanha. Contato: marcelarmg@gmail.com

+ BEM-ESTAR EM TEMPOS DE CRISE

Você pode também gostar de

Sem comentários

Deixe uma resposta