Uma das maiores vantagens de viver num país tão grande como o nosso é ter a sensação de pertencer à paisagens diversas e ser tão íntimo delas como somos de onde vivemos. Pela imensa extensão territorial do Brasil é possível passear por cenários dos mais urbanos aos selvagens e quase intocados, com suas texturas e cores totalmente particulares.
Essa sorte está no caminho de quem cultua ser um brasileiro e escolhe destinos nacionais para viagens e imersões em culturas, sotaques e sabores que nos marcam como um povo especialmente rico. Para celebrar tudo isso, hoje começo por aqui a série Texturas do Brasil, que resgata o essencial e o único de paisagens no Brasil, captadas por fotógrafos colaboradores do Cena Crua.
Os artistas
Para a estreia da série, selecionei uma galeria de fotos clicadas no Maranhão pela dupla de fotógrafos Nathan e Flora Thrall, que viaja todo o país com seu projeto Origens, descobrindo e mostrando um Brasil novo e “diferente do que se vê na televisão”, como eles me contaram. Entre Praia do Mangue Seco, Alcântara e Fronhas Maranhenses, o que ali se toca ou percebe foi documentado em arte e poesia.
No mapa
Nathan e Flora exploraram Mangue Seco, que fica a meia hora do centro da capital São Luís; Alcântara, município para o qual se vai de barco saindo do Cais da Praia Grande, no centro histórico de São Luís; e Raposa, outro município de São Luís e que guarda as Fronhas Maranhenses, uma versão menor dos Lençóis.
o que é bruto e cru revela os perecíveis instantes de nós, de areia e reflexo em água cristal, terra, creme, alimento e sal
+ Um espaço holístico para quem está perto de São Paulo
Sem comentários