Era uma vez, um brasileiro de Minas Gerais que partiu para Nova York há mais de duas décadas com sonhos que, mais do que realizados, foram crescendo e envolvendo muitas outras pessoas. Em projetos de relevância internacional, o estilista e diretor criativo Francisco Costa fez o Brasil presente em infinitas premiações, merecidas pela genialidade elegante de suas criações. Como toda boa história de vida, cheia de surpresas e curvas dramáticas, os rios da imensa e sinuosa Amazônia brasileira foram os caminhos escolhidos por Francisco para um reencontro com suas raízes; um mergulho profundo na sabedoria ancestral e misteriosa da tribo Yawanawa.
Por dez dias intensos dentro da floresta, entre banhos de igarapé, danças em volta do fogo, cantos e outros rituais da cultura indígena, a pulsação elementar da terra e o voo do imaginário foram as dádivas que ele compartilha em um vídeo recém-lançado, feito pelo fotógrafo e filmmaker Victor Affaro. As imagens foram captadas durante o Festival Mariri, que recebe anualmente cerca de 70 pessoas do mundo todo para celebrar e perpetuar as tradições da tribo Yawanawa.
O Festival, vivo há cinco anos, aconteceu com a participação de outras aldeias indígenas da região entre os dias 18 e 23 de julho de 2016, na Aldeia Mutum, à beira do Rio Gregório no coração do Acre. Francisco e Victor partiram para essa aventura com mais um cinegrafista, Francisco Morais, e o suporte da Amazon Experiences, agência referência em ecoturismo, baseada em Alter do Chão, no Pará. Para acompanhar outros roteiros e viagens à biodiversidade e culturas do Brasil, sigam o Facebook da empresa (aqui)!
+ Agência de conteúdo The Upper Air
Sem comentários