Beleza Crua

ILIA, UMA MARCA CHIQUE DE MAKE SAUDÁVEL

por

Se tem uma vantagem nessa história de algoritmo nas redes é que ela muitas vezes traz o peixe certo! Das minhas movimentações buscando cosméticos limpos, acabei encontrando a Ilia. Fiquei apaixonada pela proposta de make saudável e chique da marca norte-americana e pelo que parecia ser o produto de fato. As embalagens de alumínio reciclado e o apelo visual minimalista também me capturaram. Na primeira oportunidade de trazê-los para perto, me agarrei no que achava mais interessante focando também em repor os itens que eu mais precisava (e que mostro agora).

make saudavel
Foto: Victor Affaro

Multi-stick, tônico em bastão, iluminador cremoso, rímel e blush em bisnaga: 5 produtos que alegram o ritual diário de make em casa, sabendo que são feitos com ingredientes saudáveis, parte deles orgânicos, e ativos naturais potencializados com sintéticos seguros. Tudo é pensado para funcionar também como skincare e, na verdade, nada de muito diferente do que estamos vendo por aqui. Temos cada vez mais marcas nacionais com o compromisso de produzir menos toxinas e impacto ambiental, e ainda desenvolvendo produtos multifuncionais de alta performance e qualidade. Por aqui está tudo certo, mas sempre vale dar uma espiadinha na gringa, né?

Bom, antes de falar mais sobre cada um dos produtos testados, é interessante resgatar a história da Ilia que começou quando a fundadora Sasha Plavsic leu o rótulo do seu protetor labial preferido. Ela levou um susto com a quantidade de ingredientes perigosos usados diariamente e se lançou no desafio de recriar o seu próprio protetor com uma fórmula segura, eficaz e natural. Aí surge o projeto da marca e todo o seu discurso sobre transparência, responsabilidade e consciência, especialmente pregando que “nem todo ingrediente natural é bom para a pele, nem todo sintético é ruim”. Assim, por sugestão dessa reflexão, seguimos no caminho do meio até segunda ordem, certo?

OS PRODUTOS

Multi-Stick At Last é um multifuncional para colorir como batom, sombra e blush. Na boca ele fica bem suave. Como blush, funciona lindamente e gosto de finalizar a aplicação com os dedos ou com pincel. Nas pálpebras, o design do produto ajuda o processo ser bem dinâmico e dá para fazer um look todo só com ele. Tem disponível em 8 cores. Escolhi a favorita da Sasha, a dusty rose, um rosa antigo muito elegante. 

Cucumber é um tônico facial vegano em bastão feito principalmente de pepino e água para refrescar e hidratar. Bom para ser usado a qualquer hora do dia ou como um primer. A ação hidratante é bem leve e a sensação é deliciosa. Para peles mais oleosas é ótimo! Outra vantagem do produto é que ele é muito prático, vai direto no rosto e não deixa excesso, nem resíduos, basta aplicá-lo com delicadeza. A notícia chata é que ele não vai ser produzido mais e no site já está esgotado. Talvez em alguma Sephora dos Estados Unidos ainda esteja à venda. Vale tentar a sorte.

Iluminador cremoso em bastão. Das 4 tonalidades disponíveis, esta perolada é a mais natural para a minha pele. O efeito é muito suave, parece a saúde de uma pele viçosa apenas, ou no máximo meio molhada e muito bem hidratada. É maravilhoso, talvez o produto que eu mais goste dessa lista. Passo em vários pontos do rosto sem medo de craquelar.

Rímel Limitless Lash foi duplamente premiado no ano passado pelas revistas Allure e Glamour. Ele tem um pincel com uma função especialmente interessante para mim: deixar os cílios separados, evitando acúmulo de produto ou formado bolinhas. Por isso, o resultado natural. Ele alonga e também curva, mas o efeito é discreto, pedindo mais passadas se a ideia for carregar a maquiagem no olho (e tudo bem também)! Fixa bem e é cheio de óleos naturais e orgânicos que tratam, como cera de abelha, carnaúba e katité.

Color Haze é outro multifuncional que fica incrível especialmente como blush. Ele é vegano e sem petroquímicos, feito com jojoba, óleo de coco e vários outros óleos vegetais. Tem uma ótima pigmentação, escolhi um laranja queimado, o burnt orange, que gosto de aplicar com ajuda de um pincel ou mesmo com os dedos, se quiser um efeito ainda mais natural.

Por fim, é bom dizer que a marca só é vendida online ou na Sephora, em vários endereços dos Estados Unidos. Entrei em contato com a marca e soube que ainda não há planos de vinda para o Brasil, nem mesmo pela Sephora. A sorte é que aqui não falta opção e o mercado brasileiro está cada vez mais limpo e lindo!

 + CONSUMO CONCIENTE: O NOVO LUXO E SEUS ENDEREÇOS EM SP

+ MAKES MULTIFUNCIONAIS 

Você pode também gostar de

Sem comentários

Deixe uma resposta