Beleza Crua/ Lifestyle

HOMENS E SKINCARE

por

Por Cena Crua e Beautismos

Skincare é o ritual de beleza mais instagramável e praticado do momento! Exatamente agora em que tudo está sendo ressignificado, em que estamos mais perto do que nunca dos espelhos e de nós mesmos. Enclausurados e absorvidos por nossas próprias imagens, tocamos o nosso corpo, rosto, sentimos a textura de produtos que refrescam, hidratam, nutrem, limpam, que, enfim, afagam a nossa pele sendo mais do que as velhas e mesmas promessas de viço e juventude eterna.

skincare homens
Foto: The Creative Exchange no Unsplash

O skincare ganhou outra dimensão no cotidiano e é, por vezes, um passatempo, um cuidado carinhoso, uma boa companhia ou até mesmo uma nova mania…. e, se praticado com consciência, pode ser um momento de saúde e bem-estar ao alcance de todes!

Assim, eu, Lila do CENA CRUA, e Felipe Fernandes do IG @beautismos*, entendemos o movimento de beleza se enraizando também na vida diária dos homens, héteros ou gays, cis ou trans… de todes. Resolvemos, então, juntar a nossa curiosidade em torno do tema para desvendar o que anda rolando por aí no mercado e como esse novo hábito masculino tem sido vivido na prática. O que faz a cabeça deles? Que tipo de produto preferem? São muitas as perguntas possíveis.

Nosso principal ponto de partida para esta pauta, que provalmente vai se desdobrar em outras, é que o skincare é irresistível mesmo! A tendência é que cada vez menos ele seja associado a “coisa de mulher” porque, como já falamos, os benefícios vão muito além dos mais lógicos. Homens, até os menos vaidosos estão se rendendo e perdendo a vergonha de pedir uma dica de creme aqui ou de sérum ali.

“Cuidados com a pele masculina são específicos – há maior produção de oleosidade, poros mais dilatados e visíveis, e gordura e suor em maior quantidade do que a pele feminina. Isso sem falar nos cuidados com a barba, o que geralmente é uma porta de entrada ao mundo do skincare para muitos homens, especialmente aqueles que ainda acreditam que a ideia de autocuidado vai de encontro à própria masculinidade e virilidade”, me falou Felipe, muito mais insider no assunto do que eu, confesso.

skincare masculino
Foto: The Creative Exchange no Unsplash

Para fundamentar esse nosso feeling e percepção do que vemos nas redes e entre amigues, falamos com dermatologistas e esteticistas que curtimos. Alguns deles conhecemos pela plataforma @slowmarket_br e pelo IG @anaturalissima da jornalista de beleza consciente Marcela Rodrigues que indica atendimentos com uma abordagem mais saudável e natural. Aliás, quem aí não está impactado com o filme Beleza Tóxica? Pois é…. skincare deve ser olhado como um ritual de beleza AND saúde. Por isso, o ideal é consultar um profissional antes de mergulhar a pele nessa rotina cheia de ingredientes e ativos.

Aproveitem a lista de profissionais que nos deram suas opiniões sobre o momento “homens e skincare”. Perguntamos a eles se nos últimos meses houve aumento no número de pacientes e clientes homens em busca de soluções estéticas ou orientações para rotina de beleza. Seguem ainda outras informações interessantes sobre o comportamento deles:

Dra. Luiza Archer (@drluizaarcher) vem notando maior número de pacientes homens. “Eles se interessam em aprender a cuidar da pele para prevenir rugas e flacidez no futuro. Além disso, outra queixa muito comum entre eles é a queda capilar.”

Dra. Katleen da Cruz Conceição (@katleendermato) nos disse: “Os cuidados para os homens aumentaram na pandemia como lavar o rosto com sabonete apropriado e o uso de filtro solar que indico em sérum, gel ou loção oil-free.”

Dra. Camila Meccia (@milameccia) acredita que os homens estão cada vez mais se cuidado. “Apesar de ainda serem minoria no consultório, a procura tem sido maior. A queixa masculina número 1 disparado é calvície. O cabelo é uma moldura muito importante na aparência, tanto de mulheres quanto homens, e acredito que a perda dele possa comprometer a aparência e até a identidade das pessoas. Doenças de pele como acne e dermatites também estão nas queixas masculinas. Na estética, uma preocupação é manter a naturalidade e a masculinidade da sua expressão. Os tratamentos de estímulo de colágeno com efeito lift são bem-vindos para esse público. Diferente das mulheres, a busca de cuidados para a pele é geralmente iniciada por alguma questão específica como oleosidade, acne, dermatite, manchas ou aparecimento de sinais de envelhecimento. Eles querem se cuidar, mas não gostam de ficar usando mil produtos. Querem praticidade! Protetor solar com anti-aging é a minha prescrição favorita para este público. Escolher um sabonete apropriado para o tipo de pele também é básico, eficaz e bem aceito.”

Dr. Guilherme Muzy (@guimuzy.dermato) também percebe mais procura dos homens por cuidados com a pele, principalmente por causa de doenças inflamatórias como acne, dermatite seborreica, dermatite atópica e psoríase. “Tenho sentido que os homens andam tendo mais interesse em cosméticos, procedimentos e outras ferramentas que melhorem ou mantenham a boa aparência.”

Dra. Vanessa Ottoboni (@drvanessaottoboni) viu um aumento na procura dos homens em seu consultório por motivos estéticos variados e lista a ordem de importância: calvície, acne, avaliação de pintas e outras lesões, dermatite seborreia/caspa, avaliação para procedimentos como botox e preenchimento. “São poucos que procuram para terem uma rotina de skincare, mesmo assim observo que tem aumentado a procura por esses cuidados sim.”

Dr. Misael do Nascimento (@drdonascimento) diz que cresceu a adesão, a abertura dos pacientes para certos tratamentos tópicos em casa e que o homem foca os cuidados na área dos olhos. “Eles se preocupam com olheiras e bolsas para evitar o aspecto de cansado, de derrotado, porque isso, pelo que percebo, preocupa mais do que envelhecer.”

Roseli Siqueira (@roselissiqueira) cosmetóloga e esteticista, respondeu através da sua equipe: “Atendemos muitíssimos homens. No começo a procura é por limpeza de pele, mas depois eles entendem que devem cuidar diariamente da pele com higienização e hidratação.”

Lilian Sanpei (@lilian.sanpai), especialista em Saúde e Beleza Integrativa, reconhece esse movimento como algo internacional e afirma que no Japão – onde trabalha há 10 anos com foco no público masculino – skincare é uma rotina de vida há muitos anos entre os homens. “Desde cuidados específicos como higienizar a pele, tonificar, purificar, hidratar, tratar linhas de expressões e manter a jovialidade, o que é uma prioridade para o público masculino oriental… até o uso de bases de cor, lips labiais e produtos específicos para pele masculina. O cuidado com a aparência é considerado positivo, capaz de gerar benefícios sociais e profissionais e consequentemente promover a saúde física e emocional. A gama de produtos cosméticos para o público masculino no Japão é enorme, incluindo maquiagem para pele saudável e natural”

Ainda aguardamos respostas de outros profissionais e vamos ao longo das próximas matérias contando tudo o que descobrirmos sobre o assunto! Conta pra gente o que você sabe, ouviu, viu ou experimentou?

*Felipe é um apaixonado por skincare e maquiagem e acabou transformando o seu hobby em profissão. Aliando os seus conhecimentos, testes e pesquisas à sua formação em comunicação e Mkt Digital, ele criou um canal digital de autocuidado, o Beautismos, para falar de beleza de forma técnica, com uma pitada de humor e entusiasmo. 

+ BELEZA CRUA

Inscreva-se na nossa newsletter!

Você pode também gostar de

Sem comentários

Deixe uma resposta