Receba nossa newsletter

outono

Escrevi noites atrás que as plantas já estavam no Outono e que elas sussurravam que era chegado o momento de mergulhar pra dentro. E uma amiga me perguntou se era possível mergulhar ainda mais. Vamos afundar, ela me disse! Talvez a ideia seja justamente essa. Mergulhar nas águas escuras da nossa alma, revisitar dores, traumas, olhar com carinho e perdão para momentos difíceis e se curar. E então submergir e encarar o Sol, sentir aquele sopro de vida, respirar. 

Incrível como fomos nos afastando do sentido real da vida. Perdendo o significado das coisas, do tempo. Deixando de ler os sinais naturais.

Outono. Estação em que tanto o dia quanto a noite têm a mesma duração. Que nos dá o céu de fim de tarde com as cores mais lindas. Que o Sol ainda vem nos esquentar e que a noite pré-anuncia o frio que está por vir. Uma estação de transição.

Começo a pensar em mim a partir do Outono. No meu desejo de correr para o Sol quando as nuvens deixam, já que a casa começa a ficar escura e fria. Olho em silêncio para as minhas plantas e o verde delas parece ganhar outro tom, brilho. Muitas folhas já amareladas, ficam frágeis e se encosto, caem em direção à terra. Outras voam, se o vento passar naquele exato momento. Algumas me surpreendem com floração, como a Cerejeira cheia de gomos rosas ou a Macieira que, bravamente, depois do ataque de formigas, se anuncia em novas flores. A Oliveira está prateada! Olho pra ela e penso em Saramago. Vou recolhendo as folhas caídas para lavar, secar e guardar para o chá daqui algumas semanas. A lavanda também está repleta! Cortei uma haste, também da Malva, do Alecrim, duas flores de Primavera e algumas pétalas de rosas secas, colhidas  em algum momento do ano que findou e preparo uma água perfumada com elas. Fico imaginando o efeito dessa água dentro de mim. Percorrendo parte do meu corpo com o sabor, a cor e o perfume delas. Meu mundo interior deve sorrir diante de tanta beleza. 

Outono e Inverno pedem isso. Esse voltar pra casa. Esse aquecer-se. São as estações em que Perséfone abandona a sua mãe, Deméter, para ficar com seu companheiro Hades, no mundo inferior. Deméter, triste pela ausência de sua filha deixa de cuidar da terra, ela a grande Mãe, tornando-a infértil. Mas é justamente nesse momento que preparamos o solo, cuidamos dele, adubamos, depois jogamos as sementes e esperamos a próxima colheita. 

Cuidemos com carinho e atenção das duas casas que nos abrigam. Se houver algum receio, olhe com atenção para as plantas. Elas vão sussurrar no seu ouvido e o coração saberá o que fazer. 

Assine a nossa newsletter!

+ BELEZA LIMPA

 
dia das mães

Estou numa fase da vida exatamente entre duas gerações, influenciando e sendo influenciada, passando o que sei de bom e recebendo muito em troca. É incrível quando nossas mães validam o nosso conhecimento e experiência e é intenso o processo de guiar uma criança pelo mundo, mostrando os caminhos possíveis, criando hábitos e tudo mais. Tenho muito prazer em ser esta figura situada entre o passado e o futuro, a tradição e a inovação. Atualizando e resgatando, percebendo o valor de tudo isso junto nos momentos mais simples do dia e, por isso mesmo, nada triviais. Eles são especiais!

É assim em casa, ainda sou o centro do pequeno universo da minha filha e tudo o que faço ela quer também. Minha mãe e sogra admiram minhas escolhas e as novidades que apresento a elas. Testam tudo, pedem ajuda para comprar cremes, shampoos e até roupas.

presente dia das maes

Para celebrar este Dia das Mães, a Bioart me convidou para retratar a nossa dinâmica real aqui. Flora vai completar 3 anos e se esbalda na minha estante de cosméticos (ainda bem que são limpos!) e minha sogra, uma segunda mãe, se apaixona pelos aromas, texturas e também quando descobre que aquilo que a indústria cosmética vendeu pra ela a vida toda não é o melhor que existe. Hoje, a tecnologia verde faz a natureza agir com alta performance sem a necessidade de usar sintéticos de segurança duvidosa como os parabenos e infinitos outros. Melhor, sem testar em animais ou usar insumos deles.

Na família, eu sempre fui a “conselheira da beleza”. Lembro da fila de mulheres que maquiei para o casamento do meu irmão. Atrasei mais que a noiva! Gosto de valorizar o brilho das pessoas, sinto que nos rituais de beleza existe um espaço amplo para trabalhar questões emocionais e espirituais. A gente se empodera, se fortalece e é bom demais quando fazemos isso com consciência.

Quando passo um hidratante ou uma base, não perco meu tempo querendo um resultado estético imediato como se fizesse uma mágica que durasse até a meia noite. Eu quero mais. Gosto de pensar em longevidade, em produtos que alimentam a saúde da minha pele. Passei a usar cosméticos limpos porque amo maquiagem e percebi que no final do dia, mesmo com marcas internacionais conceituadas, sempre ficava com o rosto irritado e cheio de bolinhas. Hoje, me maquiar todo dia não dá a menor culpa! Sei que dei um tapa no visual e ainda estou me tratando com ativos naturais que nutrem, hidratam e com ingredientes que não são tóxicos nem pra mim nem pro meio ambiente.

mães

Me reeduquei e agora educo minha filha e minha sogra, que já começou a substituir os cosméticos convencionais pelos mais saudáveis, gradualmente e com alegria. Nessa trajetória conheci projetos e marcas que me encantam por cada detalhe. Pela história e pessoas por trás, pelo propósito e seriedade em produzir.

A Bioart, uma pioneira aqui no Brasil no desenvolvimento de biocosméticos e maquiagens ecológicas, é uma delas sem dúvida. Criada pela Soraia Zonta que é uma ecoempreendora premiada e também mãe recente, como eu, a Bioart tem preocupação em rastrear a origem de toda matéria-prima usada em suas fórmulas, valoriza a biodiversidade nacional, tem fabricação própria, investe em pesquisa e certificações. A calêndula, por exemplo, presente nos produtos da linha Nascer, minha preferida no momento, é bio encapsulada para ter maior compatibilidade com a nossa pele e ainda sofrer menos oxidação. Alguns de seus produtos também são orgânicos, como os das linhas Iluminadora e Detox que eu também adoro e uso muito.

Sobre a Nascer, que é um dos presentes mais perfeitos que uma mãe de bebê pode receber, foi criada de uma necessidade real da Soraia para cuidar do filho e da sua pele durante a amamentação. Aqui, ela é aquele patrimônio já em domínio público que circula pela casa toda. O Creme Facial é o preferido do meu marido. O Fluido Corporal resolve a troca de fralda e finaliza a minha depilação, acalmando a pele e limpando qualquer resíduo de cera. Numa Live recente com Soraia (no ar no IG @ashtaretiros) ela contou que usa também como demaquilante. Ontem, apliquei no rosto depois de um banho de sol. Para completar, a Água Floral renova o astral a cada borrifada porque tem também lavanda que acalma e acolhe. Os produtos ainda reúnem muitas outras propriedades, até antissépticas.

A maravilha de usar o que conhecemos é encontrar multifuncionalidade, “tudo que queremos dos cosméticos verdes”, como me disse Soraia, e o que faz a gente comprar menos quantidade e mais qualidade.

dia das maes
Fotos: Victor Affaro

Outra ideia interessante de presente para o Dia das Mães é a Beauty Box, um compilado de produtos poderosos com o Creme Facial Bioresveratrol, que foi meu primeiro cosmético da marca e que é um tratamento pro-age, antioxidante, que traz firmeza e ameniza olheiras; a Água Floral Iluminadora, que injeta na pele vitalidade como uma Vitamina C; e o Peeling Detox, um esfoliante natural que hidrata e promove renovação celular. Ah… e tem desconto de 10% (não cumulativo) com o cupom CENACRUA !

Lá no site da marca, você pode ainda ver outras sugestões para presentear mães de todas as idades, as que já conhecem os benefícios da Clean Beauty (Beleza Limpa) e as que nem imaginam o quanto é bom se cuidar assim!

Aliás, resumidamente, Beleza Limpa são cosméticos sem crueldade animal e sem ingredientes tóxicos para a pele e o planeta. O conceito ainda está em construção e envolve transparência, ética e responsabilidade social e ambiental. Por isso, é importante ter curiosidade sobre a história por trás das marcas e o que cada rótulo informa do produto. É um caminho sem volta. O futuro que já começou todo inspirado na Mãe de todas as mães.

Inscreva-se na nossa newsletter!

+ BELEZA CRUA + práticas de beleza holística e produtos limpos