Bem-estar

BEM-ESTAR EM TEMPOS DE CRISE

por

Bem-estar para enfrentar a quarentena com saúde e firmeza emocional.

Conversando com uma grande amiga, a Roberta Costa, idealizadora do Ashta Retiros, pensamos em criar juntas um conteúdo que pudesse servir como um guia inspirador para esses dias em que algumas pessoas estarão mais em casa. Sabemos que esse tempo em casa para a maioria não será todo livre, mas a ideia é simples: cuidar da gente com alegria e leveza sempre que possível.

Durante toda a semana no Instagram do @ashtaretiros e do @cenacrua vamos ver algumas dicas de autocuidado e de bem-estar para aqueles que terão a chance de se recolher neste momento.

Por aqui, deixo um texto que seria impossível escrever sem essa troca com a Rô. Espero que possa acompanhar por lá e que esta leitura já faça bem!

Foto: Alison Marras no Unsplash

Para escrever este post coloquei uma playlist que me relaxasse e inspirasse. Escuto Mario Castelnuovo- Tedesco, conhece? O compositor e maestro italiano de música erudita moderna é um dos nomes que eu mais digito quando a proposta é sentir o afago de uma boa música. Embora nem todas as suas composições sejam leves (algumas, aliás, são bem densas), vou dosando a sensibilidade que elas me causam para que consiga de fato relaxar em estado de enlevo.

Sim, é possível relaxar e ainda se manter viva, intensa, imaginativa e alimentada. A arte é um bom caminho para isso, mas nem sempre temos tempo para deixá-la entrar, tirar os sapatos e sentar confortavelmente no nosso sofá. Não é por falta de vontade. É falta de tempo mesmo.

Só que tempo, agora, é a única coisa que temos e talvez, mesmo com todo cenário delicado em volta, essa seja uma oportunidade linda. Se é entre as sombras que a luz aparece, então vamos olhar para ela! E que ela ilumine os nossos próximos dias para que essa crise seja uma chance de fazemos o melhor que podemos.

Em casa, é hora de escutar os compositores, mergulhar em suas obras, de ler os livros que compramos e empilhamos ao lado da cama ou perto do computador para dar uma olhada rápida entre um e-mail e outro. Hora de ver e rever filmes clássicos ou os lançamentos mais interessantes. Hora de escolher, fazer uma curadoria fina sobre aquilo que estamos consumindo de conteúdo não só na Internet, mas de tudo o que temos ao nosso alcance.

Arrumar as prateleira de livros e discos, reencontrar tesouros, descobrir novos amores. Tirar do armário o que não nos serve mais, jogar fora, doar, abrir espaço para o novo que logo vem.

Devemos e podemos ter em casa um ambiente de harmonia e criatividade protegido de todo medo e outros sentimentos que possam surgir nesse momento mundial de alerta e que nos pede sobretudo calma e senso de coletividade.

Aproveite para mentalizar cura, fazer as pazes com questões internas, até mesmo com o espelho. Olhe para você, veja sua beleza nos detalhes, converse com os defeitos que você acha que tem. Dê um tempo na autocrítica, tente se amar bem mais.

Estenda essa gentileza aos que estiverem por perto nesse confinamento temporário. Deixe vir no coração a falta de quem importa, sinta a importância das relações e cuide delas de longe. Ligue, troque mensagens, faça chamadas de vídeo.

Se a ideia é aproveitar para mergulhar no silêncio, medite, ore, cuide de você. Resgate rituais de autocuidado, de beleza ou até mesmo místicos e religiosos que ajudem o tempo a ganhar outro significado e potência. Tudo é válido quando o critério é o bem-estar.

Tire uma carta, faça um banho com ervas, acenda uma vela, cante, dance. Defume a casa com sálvia ou outro incenso da sua preferência. Faça uma limpeza nas suas joias e pedras com selenita branca. Cuide das suas plantas. Teste suas maquiagens de forma livre e artística, faça um belo tratamento de pele com aquela argila que você adora.

Esfoliação, hidratação com máscara capilar ou facial. Use os óleos essenciais pela casa. Experimente alguma receita caseira de cosmético natural. Faça escalda pés com sais aromatizados enquanto bebe um chá com propriedades calmantes.

Releia o seu mapa astral. Escreva uma história, um conto ou uma crônica. Encontre um projeto social para investir e se envolver. Invente algo na cozinha ou prepare o seu prato favorito. Vale até fazer um brigadeiro de colher!

A lista de afazeres deliciosos pode ser infinita. Mexa seu corpo, mente, espírito e energia com essa ideia de manter saudável e equilibrada a sua casa. Cuide, respire, confie e agradeça! Assim estarei vibrando por aqui, por todos nós! 

+ PÁGINAS MATINAIS E OUTRAS IDEIAS PARA ACESSAR A CRIATIVIDADE

+ SOBRE MEDITAÇÃO TIBETANA

+ DANÇA: ESPIRITUALIDADE EM MOVIMENTO

Você pode também gostar de

Sem comentários

Deixe uma resposta