Bem-estar/ Colunistas/ Patricia Helu

A MANDALA LUNAR E O RETORNO AO RITMO NATURAL

por

2020 começa lindo aqui na Bahia e, já influenciada por sua força transformadora, resolvi escrever sobre um “pulo do gato” que tem me ajudado muito na minha jornada de autoconhecimento desde o ano passado: A Mandala Lunar.

Ela é na verdade um planner, uma agenda completa com calendários lunares e mandalas para cada lunação do ano. A ideia dessas mandalas é criar o hábito de olharmos com atenção para o nosso emocional, nosso corpo e entender como funcionamos a cada fase do mês e do ciclo menstrual. Pintamos com cores que escolhemos a intensidade e as qualidades das emoções, assim como aprendemos a codificar do nosso jeito ainda outras características comportamentais e até mesmo do ciclo.

As ilustrações acompanham toda a publicação e são criações de designers mulheres que através de seus traços nos passam as muitas camadas de todo esse conhecimento, abrindo ainda outras portas de percepção e de apropriação do material abordado na Mandala. Fiquei especialmente feliz em ver as artes da Julia Vargas nas páginas iniciais e em muitas outras. Ela, além de ser uma amiga querida, tem me inspirado faz tempo com suas imagens e mensagens sutis. Recentemente, também assinou as ilustrações do livro A Menina que Virou Lua, escrito pela Morena Cardoso (terapeuta conhecida pelo lindo projeto Danza Medicina) e editado pela Letramento. Outra preciosidade que vale ter, guardar e passar para as próximas gerações.

autoconhecimento feminino
Fotos: Victor Affaro

No final, criamos um estudo sobre nós, um mapa individual e único que clareia a mente sobre nossas potencialidades e fortalece a intuição, já que, com este “pulo do gato”, fica mais fácil entender como a nossa natureza se expressa no mundo, como funcionamos de acordo com o momento e o ritmo em que estamos, influenciadas pela Lua e suas quatro fases. Assim, temos a chance de nos conectarmos conscientemente com a nossa essência para enfim nos desenvolvermos, na área que quisermos, sintonizadas com as nossas verdades. E ainda sabendo como organizar melhor a agenda da vida prática, considerando as datas em que estaremos mais dispostas para o trabalho, para a ação.

Esta já é a 5ª edição da Mandala Lunar, um projeto muito especial, concebido por três amigas intuitivas e estudiosas do sagrado feminino: Ieve Holthausen, Naíla Andrade e Victoria Campello. Ela vem cheia de informações sobe o ciclo menstrual, as fases da Lua e também sobre as estações do ano (Solstícios de Verão e de Inverno e Equinócios de Outono e da Primavera). É um guia amoroso para quem está no caminho da expansão da consciência.

Um exercício, enfim, que desperta saberes e alimenta o mundo com o melhor de cada um. Boa jornada a todas nós!

Para saber mais sobre a Mandala Lunar, clique aqui

Veja o trabalho da Julia Vargas, clique aqui!

+ NO ANO DO SOL, BRILHE!

 

Você pode também gostar de

Sem comentários

Deixe uma resposta