Para pensar junto/ Responsabilidade

VAI BRASIL!

Ajudar pode ser mais fácil do que imaginamos, mas acreditar que precisamos apenas ter dinheiro é abrir uma lacuna imensa entre a vontade de ajudar e ações que poderiam realmente transformar a vida de muita gente. O Brasil precisa de amor e de oportunidade, mais do que nunca!

Em tempos virtuais, preencher esse espaço com ideias que têm grande poder de mobilização é importante demais! Assim, com o objetivo de aproximar pessoas comuns e projetos sociais e ONGs comprometidas com diversas causas, surgiu uma oportunidade de incentivar a solidariedade na rede! Nasceram iniciativas e plataformas que encurtam essa tal distância – que muitas vezes se dá por não sabermos como ou por onde começar.

Encontramos alguns endereços para que possam visitar, como um convite do Cena Crua para um estilo de vida que inclua outros focos de carinho, atenção e responsabilidade.

E-SOLIDÁRIOe-solidario

O E-Solidário promove diariamente o encontro entre Organizações Sociais e pessoas que desejam colaborar, com ideias, tempo ou dinheiro. Criado pelo analista de sistemas Gustavo Dutra e a psicóloga Karina Ribeiro, em abril de 2010, o portal tem como objetivo criar a consciência de que mesmo contribuindo com pouco, como as sobras de comida da nossa casa, podemos ser úteis para as instituições que atendem pessoas carentes.

Para os interessados, que são chamados de Amigo Solidário, é fácil de participar e existem três maneiras diferentes: como voluntário, doador ou participante. A Rede E-Solidário não tem fins lucrativos e não cobra pela participação de doadores ou instituições.

JUNTOSportais que divulgam ONGs

Fundada por pessoas que queriam ver projetos sociais que acreditavam se materializando e por doadores que não se sentiam seguros, a Juntos.com.vc nasceu para que fosse possível acompanhar o desenvolvimento das ações solidárias. Decidiram que a melhor solução seria captar pequenos valores por crowdfunding, uma vaquinha digital.

Na plataforma as pessoas podem propor projetos, que serão analisados pela curadoria do site, e fazer doações para aqueles que se identificam.

 

MOVIMENTO NATURAmovimento natura divulga projetos sociais

Mais uma plataforma que conecta pessoas dispostas a ajudar iniciativas de grande impacto, o Movimento Natura, além de se preocupar com as pessoas, também levanta a bandeira pelo meio ambiente. “Um mutirão para plantar árvores, uma feira de adoção de animais e uma tarde de voluntariado em uma escola”, são ações promovidas pelo Movimento.

Para participar é só registrar o seu projeto para que ele seja analisado e torcer para que tenha aderência à plataforma.

 

AMOR HORIZONTALFundacao Amor Horizontal

Com a proposta de conscientizar a sociedade de que uma corrente solidária pode promover grandes transformações no Terceiro Setor, a Fundação Amor Horizontal, criada em 2013, nasceu com o objetivo de “facilitar a doação das pessoas que gostariam de ajudar, mas não sabem como chegar às instituições”. Assim, a idealizadora do projeto e empresária Caroline Celico, lançou essa plataforma online de doações com três frentes: instituições idôneas, doadores e empresas parceiras.

Para os participantes, após escolher a instituição que deseja apoiar e finalizar o valor, a doação reverte na compra de produtos que a instituição precisa, e todas as entregas serão registradas e podem ser acompanhadas pelo doador.

MOVIMENTO THINK&LOVEMovimento Think and Love promove projetos sociais

Uma plataforma que tem como essência unir marcas e pessoas para alimentar projetos de grande impacto, o Movimento Think&Love começou como um projeto social da Repense Comunicação, apartidário e sem fins lucrativos, que cresceu e se tornou independente. Hoje é um portal onde é possível fazer doações financeiras, com segurança e a certeza de que elas vão ser destinadas para uma ONG de credibilidade.

 

PROJETO LINKwebservice Projeto Link

Da necessidade de divulgar trabalhos de ONGs para empresas que queriam apoiar projetos sociais, mas que não sabiam onde procurar informações, surgiu o Projeto Link, um webservice que por meio de perfis, organiza, cataloga e divulga projetos de ONGs para facilitar a comunicação com empresas, marcas e pessoas físicas. Assim, o site faz um trabalho de mídia para apresentar e proporcionar o encontro entre iniciativas, que precisam de apoio e divulgação.

 

 

SOCIAL GOOD BRASILSocial Good Brasil vagas online para voluntarios

O Portal Voluntários Online, da Social Good Brasil,  oferece vagas para pessoas que desejam ser voluntários de ONGs sem sair de casa. A ideia é que os voluntários contribuam, através da Internet, com ações online como “escrever um texto, prestar assessoria jurídica, montar um site, divulgar ações nas mídias sociais”. A missão do VOL é incentivar a postura voluntária, para que todos estejam prontos para serem agentes transformadores do mundo.

Você pode também gostar de