Para comer e beber

Torta crua

torta de frutas

Rápida e deliciosa, essa torta vegana, além de tudo, é mágica e tem o poder de dar um grau na energia do corpo! Ela é servida geladinha com frutas da estação ou as que tivermos em casa. Para quem gosta de apresentações mais elaboradas, os temperos e cortes das frutas podem variar de acordo com o gosto estético de quem a prepara. Eu fiz de forma simples com minhas frutas favoritas e folhas de hortelã da horta de casa!

A receita é da Paula Junqueira, que tem como pilares do seu trabalho a intuição e o faro para aproveitar o que existe de mais fresco e natural por perto. Assim, ela otimiza tempo, recursos e ainda faz a saúde agradecer e entrar na linha. Paula tem viajado o mundo todo, passou um ano na Índia se aprofundando nas tradições de sua culinária milenar e quando está no Brasil cozinha para o Gourmet da Terra. A sua alimentação é para todo dia e a torta crua é uma sobremesa tão rica que vale por um lanchinho! A seguir, conto como fiz a minha versão da torta da Paulinha!

Torta crua vegana por Paula Junqueira

MASSA

Ingredientes para a massa:

– granola

– chocolate vegano

Como preparar a massa:

– A quantidade de granola e chocolate vai variar de acordo com o tamanho da forma.

– Comece espalhando granola pela forma para entender até que cubra toda a superfície. Bata a granola por 10 segundos no liquidificador ou bata com as costas de uma colher de pau para que ela solte seus grãos mais grossos e fique um pouco mais farinhenta.

– Coloque o chocolate para derreter em banho-maria. Use uma quantidade razoável e que seja compatível com a quantidade de granola. Para 300g de granola, usei 1 tablete e meio de 80g de chocolate Nibirus 75%, da AMMA Chocolates.

– Misture a granola com o chocolate derretido aos poucos até que se torne uma massa homogênea e consistente.

– Forre a forma com uma camada fina, acerte a mistura para que não sobrem espaços vazios na forma.

– Coloque no congelador.

Ingredientes para a cobertura:

– 1 manga

– 2 bananas (qualquer tipo)

– 1/2 beterraba

Como preparar a cobertura:

– Corte a banana e deixe por uma hora no congelador para que fique com uma consistência mais durinha.

– Cozinhe a beterraba por pouco tempo para que ela fique mais macia. É ela é que colore a torta.

– No liquidificador, misture todas as frutas e bata bem até formar uma calda firme.

– Despeje sobre a massa e volte para o congelador.

Para finalizar:

– Decore com frutas cortadas e outros sabores. Usei apenas uvas, hortelã e raspas de limão.

A massa fica como um biscoito ou uma barra de cereal daquelas mais durinhas. Já, a cobertura, assim que sai do congelador, tem  consistência de um sorvete de frutas cremoso. O ideal é esperar alguns minutinhos antes de servir para que não fique tão gelada.

Para uma próxima rodada, tente repor as folhas de hortelã ou substituir as que foram danificadas pela temperatura baixa e a umidade da cobertura.

Como escolher o melhor chocolate para esta receita?

Existem mil opções de chocolates no mercado e de todos os tipos. Eu preferi que a receita ficasse leve e saudável, mas com bastante presença do chocolate. Por isso, escolhi um chocolate 7o%, sem lactose, sem açúcar branco e todo orgânico. Usei o Gula Merah, da AMMA Chocolates, uma marca brasileira que produz seus chocolates com grãos de cacau selecionados de uma fazenda na Bahia.Todo cuidado em cada etapa do processo até as lojas fez a marca ganhar o meu coração. Alguns dos meus preferidos também combinariam aqui e ainda vou experimentar, como o cremoso Theobroma Grandiflorum 80% com Cupuaçu.

Granola sem açúcar

Outro ingrediente desta receita que pode ser mais saudável, é a granola. A maioria encontrada nos mercados vem com açúcar branco. O ideal é fazer a sua própria granola, adoçando com melado ou mel. Existe também a possibilidade de montar uma granola do jeito que a gente quiser, com ingredientes orgânicos e naturais, na quantidade que acharmos necessária, lá no site da marca Monama.

Fotos: Victor Affaro

A receita é simples e dá pra guardar de cabeça! Também é flexível e pode ser feita com outras frutas!

+  Por que incluir tofu na alimentação?

+  Um dos melhores chocolates do mundo é Brasileiro!

Você pode também gostar de

error: