Cenas pelo mundo/ Viagens

Tão longe, tão perto

Começam agora as intermináveis listas de to do e must have. Eu, no entanto, só quero algumas boas horas de liberdade em terras distantes para aumentar o repertório de histórias que valem a pena contar, ou lembrar. Pensei em muitos destinos para destacar por aqui como um dos possíveis para o ano que vem, mas, depois que andei pesquisando o globo para a escrever na revista da Donato, descobri que o Chile é do tipo de viagem que nos leva pra longe, mesmo sendo tão perto.

Me atraí pela sua geografia e história, por todo o mistério que beira o mar do Pacífico e indícios de inteligências, mitos e heranças. O que escuto sobre Santiago e Ilha de Páscoa é sempre instigante. É claro que eu quero provar o seu vinho, me embebedar com pisco sour e sentir o vento enquanto navego. É claro que, assim como todos os turistas, passaremos pelas casas de Pablo Neruda e que ao final tudo estará guardado em um canto seguro e quieto da nossa memória.

Os que viajam têm sempre um certo sorriso de canto de boca e um brilho a mais nos olhos. São eles também que sentem um suspiro inesperado toda vez que uma paisagem ou um tal momento escapa de uma das muitas gavetas do pensamento. Em 2017, eu quero estar pela América, andar descalça em gramas e areias que contam as minhas pegadas. Reencontrar raízes ou me surpreender com a diversidade cultural do continente sul-americano.

Quero visitar o vulcão Rano Kau, ver as famosas esculturas de Orongo, conhecer as ilhas Motus, as cavernas escondidas de suas costas e ainda mergulhar no sabor das vinhas e da vida urbana em Santiago.

ilha-de-pascoa-jornal

“Aqueles que têm memória são capazes de viver no frágil tempo presente. Os que não a têm não vivem em lugar algum”, frases do poético documentário Nostalgia da Luz, dirigido pelo chileno Patricio Guzmán. Pensamentos que movem viajantes ao encontro de novos territórios e olhares para vida.

Fica aqui esta ideia- desejo para o próximo ano e a dica para quem gosta da comodidade e da segurança de viajar em grupo: procurem a Donato para saber mais sobre esta viagem Santiago + Ilha de Páscoa. O roteiro está imperdível e acontece em março de 2017!

ilha-de-pascoa    moai-ilha-de-pascoa
vista-aerea-santiago

Imagens: Divulgação Donato Viagens

+ Para viajar em grupo para o Chile e outros países do mundo todo

+ Para sair da rotina e voltar renovado

Você pode também gostar de