Para o corpo e a alma/ Post

A SUSTENTÁVEL BELEZA DE SER

SAUDÁVEL

Mais do que podemos imaginar, os vícios existem na nossa vida de forma aparentemente inofensiva. Nem desconfiamos que eles ditam nossa postura, linguagem, alimentação, e que estão infiltrados em muitas outras frestas do cotidiano.

Do momento em que levantamos e escovamos os dentes com a pasta industrializada até dormirmos com o repelente na tomada, tudo ou quase tudo é antinatural e agressivo. Fora da aula de yoga, a gente quase nem sabe respirar.

Comemos enlatados, processados e mesmo quando temos uma dieta mais saudável, na maioria das vezes, ela vem com aquele temperinho a mais (o agrotóxico). Hoje somos mais informados, mas fazemos escolhas erradas à toa, como se não houvesse amanhã.

Discutimos por besteiras, nos indispomos nas redes por diferenças de ponto de vista. Gastamos muito, viajamos pouco, perdemos o sono e sonhamos com coisas que não temos energia para realizar. 

É vasto (sem limites!) o território onde os vícios podem atuar, e assim nosso mundo se tornou essencialmente tóxico. Desenvolvemos por consequência e necessidade uma insensibilidade absoluta (o que reflete até em nossas escolhas políticas). Mas como sair dessa roda que não para de girar?

Esse foi o estalo que me fez parar um pouco e embarcar num retiro detox na Bahia. Foram cinco dias de entrega a um processo de limpeza profunda, uma chance de devolver ao corpo, essa puta máquina, o poder de se autocurar. 

Foi aí que me toquei que além de vícios, e excessos, também cometemos negligências. Esquecemos de alimentar uma série de hábitos simples e praticamos uma relação banal com nossos corpos físico, mental e emocional. 

Precisei deixar de mastigar, sentir outras texturas de uma dieta líquida formulada pelo expert no assunto, Sargam*, quem orientou as atividades do retiro. Foram litros e litros de sucos variados com concentração de enzimas e fito- nutrientes que alimentam diretamente as células do corpo. Ao final, estava mais forte, bonita e leve do que nunca!

Deus sabe como sou agradecida pela oportunidade, na hora certa, de restaurar o meu sistema imunológico e me reerguer de um período anterior de muito cansaço e desânimo. Logo depois, descobri que estava grávida e foi como começar do zero, como se meu corpo estivesse virgem, puro e potente para receber a gestação! Aliás, recomendo a imersão às mulheres que querem engravidar.

Praticamos yoga, meditação, caminhamos, fizemos massagens, banhos de magnésio e argila, lavamos o intestino, vimos o sol nascer, a lua pratear os coqueiros da praia, as estrelas…. tudo como se fôssemos recém-chegados à Terra. 

Naquele paraíso, todos trabalhamos e muito, incluindo Patrícia Helu e Roberta Costa, do ASHTA Retiros**. Foram elas que idealizaram esse modelo de retiro detox e me convidaram para o que seria uma das melhores experiências de saúde e plenitude da minha vida.

Sem muita escolha naquele momento (mal eu sabia que estava fazendo a coisa certa), num impulso meio desesperado e na confiança de que estaria bem acompanhada, confirmei minha presença e comprei minhas passagens. Quando a maré emocional não tá pra peixe e a gente está prestes a cair, nem dá pra imaginar que o que precisamos pode ser apenas um alô às profundezas do nosso organismo, célula por célula, acordando seu potencial de vida.

Segundo Sargam, a desintoxicação é um processo natural do corpo. Nosso metabolismo neutraliza e elimina toxinas através dos principais órgãos como o fígado, rins, pulmões, pele, e outros. Mas hoje em dia, de modo geral, nosso sistema de limpeza anda sobrecarregado por nosso estilo de vida e pelos ambientes dominados pelos químicos.

Por isso, os benefícios de um retiro detox são infinitos e englobam: eliminar resíduos armazenados; reduzir inflamações; ganhar energia e vitalidade; melhorar a circulação pela purificação do fígado, rins e sangue; clarear a mente; trazer mais consciência aos nossos hábitos alimentares; prevenir doenças; e abrir as portas para uma nova caminhada. Com as pisadas mais firmes e a mente tranquila, o poder de criar os próximos passos se multiplica. Porque não é milagre, nem segredo. Temos tudo o que precisamos, só falta olhar pra dentro e cuidar, diariamente! 

Saí de lá com isso na cabeça e uma apostila debaixo do braço sobre cuidados essenciais como, por exemplo, a importância dos alcalinos. Aprendi uns truques e receitas com a Pati, reajustei meu intestino que andava preguiçoso e recuperei o tesão pela vida. Bom demais!   

* Sargam estudou na Heartwood College, escola pioneira de Nutrição, Saúde Integral e Medicina Holística, tem formação em diversas especialidades como Energy Medicine, e na Índia se aprofundou em terapias corporais, massagens e yoga.

** O ASHTA Retiros é um projeto das amigas e sócias Patrícia Helu e Roberta Costa, que uniram suas paixões pela vida saudável e criaram diversos formatos de retiro, até mesmo eventos urbanos, elencando os melhores profissionais de Wellness e de Yoga. Patrícia é chef de cozinha, famosa por suas receitas saudáveis e criativas, ela também dá aulas de culinária nos eventos do ASHTA. Ambas são entusiastas e praticantes desse estilo de vida que inspira o contato com a natureza de fora e de dentro. A próxima edição do ASHTA Retiros acontece na Chapada dos Veadeiros no @santuarioosholua de 27/04 a 01/05. Para saber mais, entrem em contato pelo e-mail: roberta@ashta8.com.br.

Fotos: Marco Maia

 

Você pode também gostar de

  • Nicolle Albiero

    E a vontade que dá de me mandar pra esse retiro depois de você compartilhar essa experiência?
    Passei esse início de ano com isso na cabeça “preciso viajar”. Ficar um tempo comigo mesma, relembrar das minhas próprias motivações e me desfazer de pensamentos negativos. Vou pensar com carinho a respeito do lugar, mas a Bahia já está entre os preferidos.
    Beijo grande =*

    • Lila Guimarães

      Oi Nic!!!

      Que bom que vc está precisando desse tempo e que está disposta a ir atrás da transformação desse momento…. isso é o que salva e renova, sem dúvida! Vale a pena vc procurar os retiros do Ashta pq eles acontecem em vários lugares do Brasil, inclusive em São Paulo, e com vários focos… esse foi o detox, mas tem um outro que é específico para mulheres e o prazer…. enfim… e o clima é muito tranquilo, td no seu ritmo, sem chatice ou obrigações. Isso funciona muito pra mim! Espero que vc consiga viver uma experiência dessas e que sinta seu poder de criação livre e vigoroso, isso libera a mente da negatividade! Beijos