Moda/ Para o corpo e a alma

Piñatex – o couro do futuro

Passeando pelo Fashion 4 Better encontramos essa matéria deliciosa! Abacaxis nunca nos entediam e agora servem também para a fabricação de roupas e acessórios como um couro vegetal.

abacaxis na moda

Conheça o Piñatex, o couro sustentável do abacaxi.

A sustentabilidade na moda e a mão de obra ética são os nossos assuntos favoritos no Cena Crua e no Fashion for Better. É impossível falar sobre sustentabilidade sem mencionar uma das invenções mais incríveis dos últimos tempos, o Piñatex.

Aproximadamente 40.000 toneladas de resíduo de abacaxi são desperdiçadas anualmente e a designer Carmen Hijosa viajou até as Filipinas para desenvolver uma metodologia aonde as fibras do abacaxi são separadas e feltradas em um pano sem trançados que pode ser usado em roupas, sapatos e móveis.

bolsa de couro de abacaxi

Além de poupar o sofrimento animal, as fibras de celulose extraídas das folhas da fruta são consideradas subproduto da agricultura e, por isso, estragariam ou seriam queimadas. Para se produzir um metro quadrado de Piñatex, são necessárias 480 folhas de abacaxi. O tecido é mais barato e mais leve do que o couro verdadeiro!

O primeiro tecido produzido a partir do abacaxi foi lançado em dezembro de 2014, em Londres. Leve e flexível, o Piñatex pode ser costurado e receber estampas impressas em sua superfície. Uma alternativa incrível para quem se preocupa com o bem-estar animal, com o meio ambiente e procura estar alinhado com o consumo consciente!

Para quem quiser conhecer mais sobre o projeto, visitem o site Ananas Anam (new materials for a new world) 

Você pode também gostar de