Cenas pelo mundo/ Viagens

O sagrado é aqui!

Dizem que uma das fórmulas para se viver bem é encarar o cotidiano como um mochileiro. Com ele, apenas as ferramentas necessárias para sobreviver dia a dia, sem muito planejar, aberto ao melhor do acaso. Assim, se faz um caminho com histórias que constroem uma narrativa digna daqueles livros biográficos que inspiram mudanças e novos rumos em quem os lê.

Essa é só uma das formas de ver de fora a trajetória de Daniela Cecato Barbyeri, professora de Yoga e empresária, idealizadora do espaço terapêutico Retiro Salvia Alma, em uma área verde e sagrada, à duas horas do centro de São Paulo. Aos pés da Serra da Mantiqueira, com um clima perfeito para relaxar, ali, se estabeleceu uma atmosfera peculiar e especial. Por isso mesmo a concentração de místicos e pessoas que buscam o silêncio e a natureza para conectar com uma outra sabedoria, difícil de acessar na grande cidade.

Antes de Dani encontrar esse refúgio espetacular, onde hoje vive e trabalha, foram muita histórias entre ficções e realidades, passadas em diferentes lugares do mundo. Todas acabaram por traçar de certa maneira o caminho até aqui. Atriz, apresentadora, mãe de dois meninos, ela ainda se dedica aos estudos dos elementos da natureza e não define sua atuação no mundo de forma rígida. Sua essência é a de uma artista versátil. Dani também pinta e escreve e sua presença de fato inspira e foi assim que nos conhecemos. Em uma prática maravilhosa de Yoga no Studio Iyengar Yoga, na Vila Madalena, onde ela dá uma aula por semana. Foi rápida a empatia e logo eu queria conhecer o universo de Dani e o Salvia a Alma, que agora mostro por aqui!
Daniela Cecato Barbyeri

Daniela Cecato Barbyeri

pedra preciosa

Daniela Cecato BarbyeriFlorestas, lagoas, um Templo Ecumênico, um espaço só para a prática da Yoga e o mágico gazebo da massagem estão à disposição dos visitantes do Salvia a Alma. O céu, à noite é com um planetário a olho nu, mais um convite para a reflexão. É possível ver estrelas cadentes, vibrar com isso e acreditar que elas nos trazem mensagens, em silêncio e reverência ao momento que se faz único!

Toda a energia de cura está em volta, as mirras plantadas ali perto trazem um aroma protetor, a salvia e tantas outras plantas e ervas também servem para temperar as delícias que Dani prepara. Um dos talentos que ela esconde e guarda em suas mãos como mais um presente inesperado para quem passa por ali.

Neste post, conto as sensações de alguns momentos passados ao lado da querida Daniela, que nos recebeu em sua casa com todo carinho. Victor Affaro foi comigo e registrou boa parte dessa vivência!

Retiro Salvia AlmaTemplo Ecumênico do Retiro Salvia Alma

Templo Ecumênico do Retiro Salvia Alma

Entrar no Templo Ecumênico da fazenda é visitar uma outra atmosfera com características próprias que fazem com que nossos corpos mudem de comportamento imediatamente. A respiração é a primeira a sentir os efeitos desse ar puro e etéreo. Em seguida, quando começamos a entoar mantras a Ganesha, percebemos uma certa mudança na voz, que ali fica mais aveludada, agradável e potente não apenas pelo estado de esprírito elevado que nos inspira, mas também pela acústica proporcionada pela arquitetura do Templo.

Essa, certamente, foi uma das experiências mais lindas e reconfortantes que pude ter. A sensação que fica até hoje é de que algo muito maior está sempre por perto, que somos veículos, que estamos de passagem e que todos temos poderes de transmutar pensamentos e energias ruins,  doenças e karmas. Em azul e branco, no meio da floresta, cercados por imagens que mencionam Jesus, Buda e outros Mestres Ascencionados, o lugar é um portal para a espiritualidade e um transporte para o resgate ou o fortalecimento de qualquer fé!

floresta do Retiro Salvia AlmaLogo ao lado do Templo, é possível parar um pouco antes de seguir por uma trilha até o meio do mato e admirar a região. A presença sutil que se conquista depois de algum tempo em estado de oração potencializa a contemplação. Simples e fácil, mesmo para aqueles que não têm prática. O silêncio e a sensação de paz já são uma forma de agradecer por estarmos ali!

floresta do Retiro Salvia Alma

A trilha é curta e muito fácil. Vale a pena fazê-la em silêncio, aproveitando o som que vem da natureza, rico e musical. Esse é o tipo de momento em que é possível se desligar das imagens e ruídos comuns da mente. Aí está o pulo do gato e o que causa aquela renovação, sempre necessária. Voltar à natureza é uma viagem ao nosso interior. Por isso, Dani recomenda o passeio para quem está em busca de autoconhecimento.

Ali embaixo tem um espaço que parece uma praça, com água corrente e muito verde. O chão é repleto de folhas e galhos, tem uma textura úmida que testamos descalças. Praticamos um pouco de Yoga. Passamos alguns minutos apenas, o dia ainda prometia outras atrações. Eu estava louca para experimentar a massagem de Dani, sua comida e outras paisagens da fazenda. Queria degustar cada um desses momentos com calma.
Yoga no Retiro Salvia Alma

práticas de yoga no Retiro Salvia AlmaLila Guimarães no Retiro Salvia AlmaPerto dos quartos de hóspedes e da casa da Dani, fica o gazebo de massagem equipado para o conforto total de quem tiver a sorte de deitar ali por algumas horas de relaxamento. As terapias são diversas, assim como os óleos e cremes que Dani coleciona.

Esse é o espaço onde se pode aproveitar também uma tradição espiritual japonesa aplicada por Dani e que ela pratica semanalmente, o Okiyome. Com esta técnica acredita-se transmitir a Luz Divina que purifica e fortalece o espírito. É para fechar os olhos e se entregar, com a confiança de estar em boas mãos.

espaço de massagem do Retiro Salvia Almaespaço de massagem do Retiro Salvia AlmaFinalmente é hora de conhecer o tempero dessa terra mágica! Seus verdes perfumados servidos à mesa sob os cuidados de Dani ganham ainda mais sabor. O melhor feijão, o único com gengibre, a cúrcuma e o orégano na tapioca, a salada com grãos frescos, tudo muito simples e essencial, e o charme de um almoço servido com bom gosto e ótima conversa!almoço no Retiro Salvia Almaalmoço no Retiro Salvia Alma

_mg_7780

detalhes do almoço no Retiro Salvia Alma

detalhes do almoço no Retiro Salvia Alma

delicioso almoço no Retiro Salvia Alma

Ao entardecer, mais Yoga, desta vez, praticada no modo stand up em um das lagoas da fazenda Furquilha. Ali, o tempo parece parar até que estejamos satisfeitos de tanto aproveitar o dia. Então a luz começa a cair e nos preparamos para curtir a noite, calma e estrelada.

lagoa da fazenda FurquilhaYoga com Daniela Cecato Barbyeri na lagoa da fazenda Furquilha

Yoga com Daniela Cecato Barbyeri

Ficamos no Retiro Salvia a Alma por um final de semana. Lá, pudemos inclusive meditar, o que geralmente é difícil incluir na rotina. Desde a nossa estadia, em dias de pura saúde mental, física e espiritual, guiados por Dani, a ideia é voltar de tempos em tempos para mais uma imersão nesta atmosfera abençoada e revigorante!

fim de tarde no Retiro Salvia a AlmaFotos: Victor Affaro

+ No flow com Valentine

+ Design floral com bossa carioca

Você pode também gostar de

  • Alexandre Disaro

    Lila,

    Parabéns pelo Cena Crua!

    • Lila Guimarães

      Oi, Alexandre!
      Obrigada!!!