Comportamento/ Para pensar junto

Entrando no flow com Valentine

Valentine é uma especialista em ritmo e sutileza. Ela aplica seus estudos em jogos e consultorias para pessoas e empresas! Queria saber mais sobre isso e fui atrás dela. Fãs daquelas coincidências que mais parecem cartas endereçadas pelo destino, assim somos Valentine e eu. Nosso encontro não poderia ser de outra forma, senão casual, natural e contagiante! Nos esbarramos em um dos espaços mais agradáveis para um criativo circular em São Paulo, o Meca Spot em Pinheiros que, como eles mesmos definem em seu site, é uma mistura de café, bar, lojas e um espaço para trabalhar e fazer reuniões.

Meu encontro com Valentine

No dia em que conheci Valentine, estávamos sozinhas com os nossos computadores e headphones, mas no entra e sai da sala de trabalho os olhares curiosos se cruzaram, conectaram e brilharam como quatro pontos de luz, estrelas que nos sinalizaram algo raro e potente por acontecer. Foi tudo muito rápido, com poucas palavras Valentine me fisgou e me fez sentir que precisava dela por perto. Saímos para um café rápido, ambas tínhamos trabalhos para concluir, e durante o nosso primeiro papo surgiu não apenas uma amizade imediata, mas a vontade de trocar e desenvolver projetos e narrativas juntas, a partir de assuntos e pensamentos que imaginamos essenciais para uma vida simples e boa. Um desses projetos é a coluna mensal que Valentine passa a assinar aqui no Cena Crua para compartilhar um pouco do que vem estudando e de suas vivências com jogos e técnicas para guiar comportamentos positivos nas áreas empresarial e pessoal.

Ela viu o mundo e muito mais

Valentine, claro, tem um sobrenome e ele é lindo! Valentine Giraud, pela escrita e sonoridade nos faz pensar que é estrangeira, mas ela nasceu e foi criada no Brasil, em uma familia de raízes étnicas e culturais bem variadas. “Do lado do meu pai, quase todo mundo era praticante da Umbanda, apreciadores de Roberto Carlos, de um bom samba e um mate-leão gelado na praia do Leme. Do lado da minha mãe, uma família progressista do Recife, praticante do Catolicismo e também bastante ativa no campo do desenvolvimento social e humano. Do lado do meu padrasto, vem a influência europeia com avós eruditos e conectados à tendências mundiais relacionadas a um novo paradigma de se pensar, viver e fazer negócios. Sou a mistura de tudo isso, com um pouquinho de curry indiano, um quê de patisserie francesa e um toque de stroopwafel holandês. Ao longo da vida tive a chance de viajar bastante e de viver na Índia, França, Holanda e mais recentemente no Canadá. Nessas andanças conheci lugares e pessoas incriveis. Cada um, à sua maneira, teve um impacto transformador e de ampliação da minha consciência que me moldaram e me trouxeram onde estou hoje, inclusive começando a escrever no Cena Crua”, me contou a colunista.

Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, atua como facilitadora de processos e catalizadora de comunidades. De volta ao Brasil, por sorte nossa, hoje é embaixadora e curadora internacional do Summit Series, uma empresa com base nos EUA que tem criado os eventos mais incríveis dos últimos tempos juntando empreendedores de primeira, artistas, cientistas, ativistas e pensadores em experiências únicas de conexão e troca. Já foi conselheira do Instituto de Ciências Noeticas da California e hoje atua como advisor. É facilitadora e alumni da THNK, Escola de Liderança Criativa de Vancouver, e conselheira da Fundação do Instituto Elos. Além disso, trabalha como consultora criativa para organizações e iniciativas no âmbito do desenvolvimento de liderança, inovação social, criatividade e consciência.

Com sutileza, inteligência e uma base indiscutível, a querida Valentine publica na próxima semana a sua primeira coluna aqui! Espero que possam nos acompanhar nesta jornada de reflexões em torno do que nos move, de nossa natureza adequada ao mundo e as circunstâncias sociopolíticas e econômicas! Viva a amizade, viva o Brasil, bem-vinda Valentine!

Até semana que vem!

+ O sagrado é aqui, perto de São Paulo!

+ Design floral com bossa carioca

Você pode também gostar de

  • Shirley Cruz

    Forte e Soft !!
    Li o site todo e me senti começando uma linda amizade com alguém muito interessante!
    Parabéns a Lila Guimarães e a toda equipe. E obrigada.
    Shirley Cruz

    • Lila Guimarães

      Obrigada!!!!
      Venha sempre!