Para pensar junto

INJEÇÃO DE ÂNIMO

por

Quando fui convidada para colaborar com esse dream team que é o CENA CRUA, fiquei pensando como seria a minha coluna abre alas. É fato que a gente tem muito para conversar e trocar, mas é que eu admiro tanto esse projeto que eu queria, e quero, chegar da maneira mais respeitosa e verdadeira possível.

Então, decidi dividir rapidamente o que eu estou vivendo e sentindo neste momento, para provocar uma espécie de injeção de ânimo (que nunca é demais), trazendo à tona o que tenho de mais puro: a minha alegria. Vamos combinar que, em tempos difíceis, alegria, afeto e bom ânimo valem ouro. Estamos oscilando bastante entre fé e tristeza, calmaria e turbulência, amor e ódio e por aí vai… é baby, não tem sido fácil, mas ainda assim afirmo que existe um caminho.

Minha estreia no CENA CRUA é uma celebração à vida e também comemora uma importante vitória profissional, que a partir de hoje pode ser acompanhada na novela Bom Sucesso da TV Globo, no horário das 19h. É tanto amor no peito que não seria nem justo não compartilhar. Gláucia, minha personagem, é uma mulher forte, direta, bem humorada e muito realista. Mas uma das coisas que mais chama atenção nesse trabalho é como ela, que é lésbica, trata com tanta naturalidade e segurança a sua sexualidade. Ela é para mim um exemplo e um exercício de liberdade (outra palavra peso de ouro em qualquer tempo!).

Estou falando disso, porque lembra que lá no início eu prometi uma injeção de ânimo? Então, tenho 19 anos de carreira, duas formações acadêmicas e no currículo projetos que me orgulho muito. Mas como artista, mulher e mulher preta, comecei um 2019 muito baratinada, sem saber exatamente o que esperar dele.

Sabe o que eu fiz? Peguei esse medo e trabalhei o dobro, me esforcei o triplo, afastei as pessoas erradas e trouxe para perto as certas. Arrisquei mais, avancei, recuei, chorei, sorri, calei, gritei, perdi, ganhei e hoje, no sétimo mês de 2019, já posso dizer que ele certamente é um dos anos mais potentes e produtivos da minha vida.

Em tempo, quero agradecer a mulher que me abriu as portas para a possibilidade de existir como artista, numa época em que o seu desejo de ser atriz era motivo de gargalhadas. Ruth de Souza, obrigada! Sigo na luta de mãos dadas com os meus, na fé de que tudo vai dar certo. Então, bom ânimo, não desista, vai dar certo. AXÉ pra todxs nós!

2019 me deu Cannes, a segunda vez na cidade, mas a primeira com um filme! A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, do genial Karim Aïnouz, aliás, ganhou o prêmio de melhor filme da mostra Un Certain Regard

*Shirley Cruz é carioca, atriz, jornalista e produtora. Nova colaboradora do CENA CRUA, uma vez por mês, ela vai trazer seu olhar crítico, porém, otimista sobre arte, cultura, comportamento e lifestyle. Morando entre Rio, São Paulo e Noruega, qualquer café do mundo pode ser a parada ideal para escrever umas palavrinhas com humor e alegria. Como atriz, estreou no filme Cidade de Deus, de Fernando Meireles, e com a série Filhos do Carnaval, de Cao Hamburger e exibido na HBO, foi pré-selecionada a indicação de melhor atriz brasileira para a premiação do Emmy Awards. Participou de novelas e séries em canais como Fox, Record, Globo, Canal Brasil, Multishow e Netflix. Atuou em mais de 30 filmes e ainda este ano estrela o já premiado A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, do diretor Karim Aïnouz. Agora, está no ar com a novela Bom Sucesso, na Rede Globo. Idealizadora e diretora da Companhia Mulher de Palavra, seu currículo não para de crescer. Haja ânimo! Muito bem-vinda Shirley Cruz!

Você pode também gostar de

Sem comentários

Leave a Reply