Para pensar junto

A semente de uma Flor Gentil

flor gentil

Com o tempo, não apenas a pele, os ossos e todo o corpo físico fica mais frágil. Na terceira idade, quando as condições de saúde são limitadas, muitos idosos vivem em um mundo interior mais profundo e solitário, na companhia de suas memórias e imaginação. Alguns perdem o convívio com amigos, vizinhos e familiares. O amor, no entanto, não pode faltar e esse desafio é de todos nós!

Desse despertar, nasceu em 2010 o Instituto Flor Gentil que dá vida a flores que seriam descartadas em novos arranjos entregues em casas de repouso (instituições assistenciais para pessoas de renda limitada). Um gesto de carinho e atenção cheio de significado.

Em uma segunda vertente, pelo Fundo Gentil, a Fundação também doa arranjos para instituições assistenciais (são cerca de 32 delas no programa de entrega das flores) ou pessoas de baixa renda que não teriam condições de arcar com os custos da decoração de um evento.

Instituto Flor Gentil Flor GentilTodo o trabalho é feito por voluntários, desde o recolhimento das flores em galpões de decoradores parceiros, passando pela triagem do material recebido, confecção dos novos arranjos e entrega nas casas de repouso cadastradas no projeto. Desde 2016, Cecília Maia – que assumiu a presidência após o convite e desligamento da fundadora do Instituto, a talentosa florista Helena Lunardelli – está à frente dos novos projetos.

Assim, no segundo semestre de 2016, a sede da Flor Gentil passou por uma reforma financiada por uma campanha de crowdfunding, tornando-se mais funcional para também oferecer cursos e oficinas que têm como objetivo fomentar o contato com a natureza, arte, criatividade, com as próprias habilidades manuais e a cultura do “faça você mesmo”. “As oficinas também geram recursos para a operação do projeto”, conta Cecília.

Voluntarios do Instituto Flor GentilOutra novidade é o programa Leve o Flor Gentil para sua empresa, iniciativa que oferece oficinas rápidas de arranjos florais dentro da empresa contratante. Para Cecília, “A ideia é mostrar um pouco do nosso trabalho, promover um momento de descontração para os funcionários, melhorando a qualidade de vida dos mesmos, além de conscientizá-los sobre o poder do voluntariado e da gentileza”.

Para saber mais sobre os novos projetos e a agenda dos cursos, é só acompanhar o Instituto Flor Gentil pelas redes sociais, ou entrar no site para mais detalhes. Deste projeto podemos falar muito bem por aqui! Entre 2014 e 2015, cheguei  frequentar o ateliê solidário por alguns domingos. Levei meus pais e amigas que também adoraram a experiência e saíram de lá transformados, com planos de promover o bem-estar para além da sua própria vida!

flores do Instituto Flor Gentildoacoes de arranjos Flor Gentil

Fotos de divulgação Flor Gentil

+ Para pensar junto

+ Tão longe, tão perto

Você pode também gostar de

error: