Moda

Como eu fiz minha fantasia de ouro!

carnaval de rua com fantasia dourada

Acabo de postar no Instagram (@lilaguima) a foto que tirei antes de encarar algumas horas como porta-estandarte no meu bloco amado de Maracatu, Arrianu Suassunga (conto mais aqui), e me já perguntam como montei a minha fantasia. Pronto! Prato cheio pra mim, que não perco uma oportunidade de dar dicas e contar os caminhos das pedras para a felicidade! As Deusas dos Orixás, musas, guerreiras e entidades da cultura afrobrasileira foram os moldes da fantasia. Também carreguei no dourado para evocar prosperidade e iluminar os caminhos do bloco!

Neste último domingo, enquanto abria alas para os músicos e dançarinas do Arrianu Suassunga, pude trocar sorrisos e afeto com pessoas que não conhecia, além dos amigos que sempre nos acompanham. Essa energia é fundamental e renovadora, é a força que nos move pelo Carnaval que acreditamos. Por isso, nos preparamos com muito amor e pensamos em cada detalhe até o dia do espetáculo! Sair com o Arrianu pelas ruas é como estar num palco sagrado, ao mesmo tempo em que nos jogamos nos braços da boemia e das correntes de alegria que nos atravessam durante o cortejo.

Inspiração nas fitas e franjas do Maracatu

Para esse figurino, fitas e franjas foram o ponto de partida e a maior inspiração da estética do Maracatu, adaptada em acessórios para o cabelo e os braços criados pela querida Ivy Moeira, uma das dançarinas do bloco. Todos os integrantes usaram acessórios com esse mesmo padrão.

fantasia-carnaval

Fizemos manualmente os dreads, assim como os acessórios dos braços, durante um dos ensaios do Arrianu.

arrianublocoderua

arrianusuassunga

.                                 fantasia carnaval de rua carnaval-bloco

   .                              fantasiadecarnavalmaracatu maracatu

Cabeça

Definidos os dreads e braços em fitas, a próxima providência: uma cabeça linda para coroar a honra e a responsabilidade com as quais o Arrianu Suassunga me presenteou, certo? Para isso, desde o ano passado (desfilamos há 3 anos), tenho uma peça preciosa e que traz elementos simbólicos: um arco com chifres, flores e fitas de paetê da coleção Festa do Divino, da Can-Can Acessórios! A peça vem com dois penduricalhos, um em cada ponta, na altura da orelha que podem fazer as vezes dos brincos.

Can-Can é fantástica e apaixonante, para quem ainda não conhece! Todas as peças são criações únicas, assinadas pela Fernanda Guimarães. A loja é um charme reservado em Pinheiros (SP), mas é possível fazer encomendas pelo e-commerce, aqui!

acessoriodecabecacarnaval

Mais flores para a cabeça

Desta vez, como tinha os dreads de pano e lantejoula presos em um coque alto, resolvi encher mais de detalhes a cabeça e acrescentei flores de plástico em tons de vinho para combinar com os tecidos usados para o cabelo.

As flores foram compradas numa loja de flores artificiais na 25 de Março. Lá tem uma série dessas lojas e é muito fácil de achar uma flor ou folhagens para compor fantasias! É baratinho! Prendi as flores com grampos no coque, nas duas laterais dos chifres.

floresartificiaisparafantasia

Body dourado com aplicação de lantejoulas

Depois, precisava de um body ou um maiô que fosse confortável e lindo, mas nunca pensei que acharia uma peça dourada com os dados da guerreira que queria imprimir na fantasia. Não tinha muito tempo para arrumar meu figurino. Apenas uma semana para pensar e encontrar tudo que imaginava. Por isso, estava com os olhos atentos por onde passava pronta para aproveitar qualquer boa sorte do destino! E mais uma vez, em uma visita ao Borogodó do Brechó, da amiga e figurinista Erika Nigro, resolvi a minha vida!

É impressionante! Todas as vezes que passo por lá acabo encontrando uma roupa que estava só esperando por mim, sempre sem querer. Sempre para dar um beijo e saber como vão as coisas, o que é melhor ainda! Tiro certo! Lá estava o body, com cordas segurando um decote profundo nas costas, perfeito! Preferi usar o decote na frente. Eles estava novinho, sem uso e é da Lenny. O Borogodó do Brechó fica numa casa deliciosa na Fradique Coutinho, Vila Madalena. Vale a visita!

Aplicações de lantejoulas em formato de coração, compradas em armarinho na 25 foram colocadas no peito com alfinetes de fralda, um coração de cada lado preso ao body dourado, representando o amor feminino!

bodydourado

Saias de tule e filó

Para a saia volumosa e transparente, comprei dois tecidos e cores diferentes e complementares: um filó nude que deu a estrutura da saia e um tule por cima de uma cor delicada que não sei definir, mas que entrou na composição como um tom sem brilho do dourado do body. Fiz com ajuda da Ivy, as duas saias a quatro mãos. Nem acreditei quando voltei pra casa depois do bloco e ainda estava vestida! A costura, feita na fé, deu mais do que certo!

Com uma corda, dobramos os tecidos inteiros ao meio e costuramos para que já se prendessem à corda. Vesti primeiro a de filó e depois a de tule. Comprei os tecidos na Casa dos Tules, numa galeria da 25 de Março. Lá é o lugar perfeito para encontrar todas as cores e tipos de tule. Tem com e sem brilho e muitas outras opções de tecidos para fantasias.

tule-filo-carnaval

Acessórios dourados

Para representar o poder de luta e abrir os caminhos do bloco pelas ruas com a coragem de uma guerreira, escolhi braceletes dourados, grandes e leves para não atrapalhar meus movimentos. Achei em um dos camelôs da 25 e custou 30 reais o par.

Logo ao lado, em uma daquelas infinitas lojas de bijus, encontrei o meu brinco logo, com estrelas pretas para me trazer sorte. Também foi baratinho e até dá pra usar fora do Carnaval!

acessoriosdourados

Meia-calça e tênis

Tênis Nike, mega confortável, e meia- calça arrastão preta com brilho dourado, comprada na Festa e Fantasia, na 25, logo ao lado da saída do Metrô, na Ladeira Porto Geral. Custou 22 reais e resistiu à folia! Dica: use uma meia curta antes de vestir a meia-calça, ela protege o pé das bolhas.

meiacalcapretaedouradaarrastao

Unhas e make + dourado

Completando o look, unhas e maquiagem douradas com sombra, batom, aplicações e muito, muito rímel, porque cílios postiços, com o passar do tempo pulando e suando podem descolar e atrapalhar a graciosidade de qualquer foliã.

Um dos itens que mais gostei de usar na maquiagem foi o delineador Fantasy da Lush Cosméticos, ele pode ser usado como batom também, sua embalagem é ótima e carreguei para retoques debaixo da saia de tule, dentro de uma pochete que ali ficou escondida, tanto era o volume de tule!
delineador Fantasy da Lush Cosméticos

Retratos: Victor Affaro

Fotos do bloco de celular: amigos do bloco

 + Para pintar o Carnaval com Arte

Você pode também gostar de

error: