Bem-estar

DETOX INTEGRAL: LIMPANDO POR DENTRO E POR FORA

por

Vivendo numa cidade grande, cuidando de carreira, filho e tudo mais, tem hora, parece, que a gente não vai dar conta. Somando tudo isso a uma série de acontecimentos externos e outros políticos complicados no país, a gente vai criando uma casca protetora para não quebrar. Nesse processo invisível de estresse e cansaço não só o corpo como a mente se enrijece. Dentro dessa armadura não é fácil respirar e tudo passa a doer mais do que o normal. Já sentiram isso assim?

Semana passada essa era eu. A sorte é que eu já me conheço e sei o que preciso fazer para me cuidar. Toda vez que acordo e sinto que estou no limite, que pode dar ruim, eu procuro ajuda. Justamente porque tenho filha, carreira e toda uma vida que pode ser boa e feliz. Além disso, e principalmente, tenho certeza de que preciso estar bem para ser útil ao mundo (aliás esse foi o tema do post Cuidar-se e cuidar do mundo, escrito recentemente pela Carol Vasone aqui no CENA CRUA). Para isso tudo, preciso de energia boa fluindo em mim.

detox integral
Foto: Thu Anh, no Unsplash

É nessas horas que eu tento parar tudo, mudar compromissos, ajustar prazos de trabalho, o que for! Feito isso, reservo um tempo só pra mim e escolho alguma terapia que possa me restaurar. Não é escapismo, é precaução! Já caí dura no chão uma vez e não tenho uma boa lembrança desse dia. Além disso, sei exatamente onde o meu corpo somatiza todas essas influências emocionais: na coluna.

Geralmente, procuro alguma terapia que trabalhe integralmente corpo e alma e que me dê aquela sensação de acolhimento e de que otimizei o meu tempo. Aqui em São Paulo existem muitas opções (certamente não é tomando aquele banho de sal no mar). Aqui, estão abrindo cada vez mais espaços terapêuticos com uma proposta holística ideal para a dinâmica urbana. São lugares que funcionam como retiros silenciosos onde podemos relaxar com yoga, meditação e outras técnicas a favor do bem-estar integral.

Foi numa conversa com a Carol que conheci o Temple Terapias, da jornalista e terapeuta Denise Dahdah. Lá, ela administra sessões individuais e oferece cinco tipos diferentes de terapias. Logo que entrei em contato com ela, recebi pelo WhatsApp um menu com valores e as explicações de cada uma das práticas. Confesso que fiquei com vontade de experimentar todas, mas para aquele momento, pensei que o ideal seria me entregar a algum método que envolvesse o toque. Eu estava com a coluna toda doída e sabia que meu corpo estava repleto de toxinas acumuladas.

A ideia era me alinhar energeticamente e acalentar meus medos e dores. E foi exatamente o que aconteceu. Desde que cheguei no Temple já comecei a “tirar da mochila as pedrinhas que eu estava carregando como um peso extra”, como a própria Denise descreveu. Juntas, depois de uma conversa essencial, batemos o martelo e partimos para a detox integrativa corporal. Essa massagem é um ritual que mistura a drenagem linfática com algumas manobras e sabedorias da Ayurveda. Algo único desenvolvido pela terapeuta que promove relaxamento profundo, circulação, limpeza e renovação celular. Para isso, ela usa óleos vegetais puros, pó de babaçu (substância naturalmente antioxidante e anti-inflamatória) e, além das mãos (muito talentosas e delicadas), ela adiciona texturas e acessórios diferentes que provocam e estimulam a pele, como a escova ayurvédica.

No final, mais do que aliviada e acolhida, me senti claramente desinchada, e o efeito para a beleza também me fez um super bem! Terminamos com uma carta do tarô do Reiki que falava exatamente de um dos pontos energéticos que mais senti sendo trabalhado durante a massagem (e um ponto que está em processo de cura desde que me submeti a uma cesariana, há exatamente um ano e dois meses). O chakra abdominal (centro energético da criatividade e da sexualidade) apareceu para mim como um recado de que eu estava fazendo a coisa certa. Cuidando de mim, da minha saúde integral pra ir em frente com todos os meus propósitos de pé para o mundo.

No menu do Temple ainda tem a opção da detox integrativa facial, energização integrativa (técnica baseada em ensinamentos ancestrais japoneses e indianos, feita com a imposição das mãos para energização dos chakras), yoga restaurativa e meditação. As terapias podem ser avulsas ou mensais, em pacotes diversos para o gosto de cada um. E você? O que tem feito para se cuidar? Conta pra gente!

Você pode também gostar de

Sem comentários

Deixe uma resposta