Notinha crua

Carnaval no Museu

Contando os dias para o Carnaval, época perfeita também para aproveitar os dias de folga em programas tranquilos?  A Notinha Crua de hoje traz a programação de nove museus pelo Brasil que abrem suas solenes portas para a família com atrações que não fogem do tema e outras exposições e até eventos de literatura! Vejam a seguir:

Instituto Inhotim, em Minas Gerais, convida para o Restaurante Tamboril, das 19h às 23h30 com menu especial que inclui Linguine Al Mare, Risoto De Moranga, Espique de Morango com baba de moça, entre outros.

A Estação Educativa do Museu convida adultos e crianças a construir brinquedos para cair na folia! Cata-ventos, lançador de confete e balangandãs vão fazer a alegria da meninada e colorir os jardins (Centro de Educação e Cultura Burle Marx).

No feriado prolongado (25 a 28/02), o parque fica aberto de 9h30 às 17h30, com entradas a R$ 40; na Quarta-feira de Cinzas (01/03), funciona no mesmo horário, com entrada gratuita.

http://www.inhotim.org.br/

Espaço Ciência Garanhuns, no interior de Pernambuco, chama o público a participar da troça pré-carnavalesca “Com ciência na cabeça e frevo no pé”, junto com a Orquestra Manoel Rabêlo e bonecos gigantes de cientistas como Charles Darwin e Albert Einstein, no dia 22 de fevereiro

A folia abre a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ao som da Frevioca e acompanhada pelo Rei Momo e a Rainha do Carnaval, apresentou o primeiro boneco-gigante da troça: Albert Einstein, pois era o centenário da teoria da relatividade.

O ponto de partida do trajeto será a Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns – Avenida Bom Pastor e término no Espaço Colunata – Avenida Santo Antônio.

http://www.espacociencia.pe.gov.br/

Museu do Futebol, em São Paulo, inaugura o “Espaço Dente de Leite”, ambiente para convivência e estímulo ao brincar dedicado aos pais e cuidadores com crianças de até 3 anos, abrigado na primeira sala expositiva do Museu e aberto sempre no terceiro final de semana de cada mês.

Lá, as crianças vão poder soltar a imaginação fazendo máscaras de Carnaval com sacolas de papelão as nas oficinas de Carnaval. A área externa do Museu também estará em clima festivo durante as oficinas de Lançador de confetes. Os participantes poderão brincar com os lançadores após confeccioná-los.

Em todos os finais de semana, sábado e domingo, sempre às 11h00, o Museu oferece visitas educativas. Durante o Carnaval não será diferente e haverá visitas inclusive na terça de Carnaval. Visitantes de todas as faixas etárias poderão fazer o percurso de cerca de uma hora no universo do nosso futebol em companhia de Educadores da instituição.

O Museu não abre às segundas-feiras. Na Quarta-feira de Cinzas estará fechado.

http://www.museudofutebol.org.br/

Em comemoração ao Centenário do Samba, o Museu Histórico Regional, de Passo Fundo, RS,  organizou a exposição “Cem anos de samba e outros carnavais”, aberta desde dezembro, acompanhada de um bom samba e da apresentação de escolas de samba da cidade. A exposição traz algumas ilustrações de figurinos, fotos históricas, trajes carnavalesco e outras peças que contribuíram na construção histórica do gênero em Passo Fundo. Até o dia 5 de março, de terça a sexta, das 8h30 às 17h30, sábados e domingos das 13h30 às 17h30.

http://mhr.upf.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=2

Fazenda da Roseta, parque rural histórico localizado na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, recebe o público para visitas históricas, passeios a cavalo, tour pelo Circuito das Águas, Tracking na Reserva da Mata Altântica e Pico do Belo Horizonte, Roda de fogueira e contação de causos.

www.fazendadaroseta.com.br

Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, abrirá normalmente no período do Carnaval, com a exposição sobre um dos arquitetos portugueses mais relevantes da atualidade: João Luís Carrilho da Graça. Com projetos construídos e não-construídos em Lisboa, como a Escola Superior de Comunicação Social (1987-1993) e o plano estratégico no programa Valis (Valorização de Lisboa), e os que concorreram para os pavilhões de Portugal na Expo’98. É possível conferir também a mostra Coleção MCB – Novas Doações, que apresenta a remodelação do acervo do museu, composto por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século XVII até os dias de hoje.

http://www.mcb.org.br/pt-BR

Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo recebe os pequenos foliões para a Maratona Infantil “Em Ritmo de Festa”, que reúne diversas atividades carnavalescas gratuitas, com destaque para o BuZum! – teatro itinerante sobre rodas –, que apresenta, com exclusividade, seu novo show.

A partir das 10h, toda a família pode participar de atrações temáticas, como o show “Brincando de Carnaval”, os espetáculos “Carnaval dos bichos” e “Folia da tribo”, além de oficinas de máscaras, fantasias de morcego e lançador de confete. Para entrar ainda mais no clima, a equipe do Jacques Janine fará maquiagens especiais durante todo o evento. E não para por aí: os visitantes irão se divertir com duas atrações exclusivas que unem o Carnaval ao apresentador Silvio Santos (tema da exposição em cartaz no MIS) – a Intervenção É ritmo de festa e o bloco carnavalesco Ma OÊ.

http://www.mis-sp.org.br/

Museu de Arte Contemporânea (MAC) convida para a mostra de longa duração “Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900 – 2000”, que abriga mais de 160 obras, consideradas as mais expressivas do seu riquíssimo acervo, com peças da primeira metade do século XX e obras da segunda metade do século XX. O visitante tem a oportunidade de percorrer os últimos cento e poucos anos da história da arte. Esta exposição coletiva apresenta as obras em conjuntos definidos pelas principais escolas e movimentos artísticos deste período, dando destaque às suas crises e rupturas.

http://www.mac.usp.br/mac/

Casa das Rosas, em São Paulo na Av.Paulista, preparou o Carnaval e Literatura, no dia 23 de fevereiro, quinta-feira, às 19h30, evocando a teoria crítica da carnavalização, cujas bases foram lançadas pelo pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) em suas obras “Problemas da poética de Dostoiévski” e “A cultura popular na Idade Média e no Renascimento”. A conhecida tradutora e professora de russo e de teoria literária Aurora Bernardini abordará, em sua palestra, o conceito que pode ser entendido como um modo de revelar o “mundo às avessas”.

http://www.casadasrosas.org.br/index.php

A programação especial de Carnaval dos museus foi elaborada pela Feambra (Federação de Amigos de Museus do Brasil)

+ Para pintar o Carnaval

+ Francisco Costa descobre a poesia da Amazônia

+

Você pode também gostar de